Não deu para os comandados de Hélio dos Anjos. Fora de casa, no Alfredo Jaconi, o Paysandu perdeu para o Juventude por 3 a 1 e está fora da Copa do Brasil de 2024. Abaixo, confira 3 erros que podem explicar a eliminação do time.
Apesar da confiança antes do jogo, o Papão sabia que teria pela frente um adversário complicado. Após garantir o acesso à elite do futebol brasileiro na Série B do ano passado, o Juventude contava com o apoio da sua torcida e um clima hostial em Caxias do Sul (RS).
O desafio foi complicado para a equipe bicolor, que encontrou dificuldades logo no começo da partida e viu os rivais abrirem a vantagem nos primeiros 45 minutos. Apesar de diminuir o placar na reta final, não foi possível evitar o pior.
3 motivos que explicam a queda do Paysandu na Copa do Brasil
O Paysandu está fora da Copa do Brasil de 2024. Na segunda fase da competição, o Papão enfrentou o Juventude, fora de casa, e não conseguiu superar a equipe gaúcha. Alguns motivos podem explicar a queda do time, e entre eles destaca-se:
1) O primeiro tempo abaixo das expectativas
Hélio dos Anjos sabia que o Juventude iria pressionar o Paysandu nos primeiros minutos de jogo. Até por isso, optou por uma linha defensiva mais protegida com Gabriel Bispo e Val Soares na marcação. Mesmo assim, o Papão não conseguiu ajustar a sua marcação em campo e foi totamente pressionado. O primeiro gol saiu as 23 minutos com Gilberto e, ainda no primeiro tempo, o atacante fez o segundo gol dos mandantes.
2) Os problemas na volta do intervalo
Em conversa no vestiário, o Paysandu já perdia por 2 a 0 e tinha um grande desafio pela frente. Hélio dos Anjos tentou ajustar a defesa e esperar o momento certo para atacar o adversário, que tinha vantagem no marcador. No entanto, o gol de Lucas Barbosa aos 5 minutos do segundo tempo decretou o que viria acontecer no restante da partida.
Fim de jogo no Estádio Alfredo Jaconi.
🏆 #CopadoBrasil2024 – 2ª Fase
🆚 Juventude-RS 3×1 Paysandu
⚽️ Vinícius Leite#OMaiorCampeãodaAmazônia #PapãoPeloBrasil #JUVxPAY pic.twitter.com/s0BxEJmq4R— Paysandu Sport Club (@Paysandu) March 14, 2024
3) Desorganização ofensiva
Apenas após o terceiro gol que o Papão reagiu em campo, mas a desorganização também contribuiu para o fracasso na busca pelo empate no Alfredo Jaconi. A equipe já dava sinais de um abaldo psicológico com o resultado e não conseguiu encontrar muitas oportunidades. Vinicius Leite diminuiu com um golaço de fora da área, mas a equipe não conseguiu construiur chances claras ou dar grandes sustos ao gol defendido por Gabriel.
Esse gol aqui devia valer por dois, pqp… que golaço do Vinicius Leite, mas infelizmente não é o suficiente pro Paysandu pic.twitter.com/msyZFxIuxn
— 𝐏𝐚𝐲𝐬𝐚𝐧𝐝𝐮 𝐊-𝐏𝐨𝐩 (@paysandukpop) March 14, 2024
Fora da Copa do Brasil, Paysandu mira no Campeonato Paraense
Agora, o Papão pensa no jogo das quartas de final do Campeonato Paraense. Dentro de casa, no Estádio da Curuzu, a equipe de Hélio dos Anjos recebe o Bragantino-PA e tenta confirmar a classificação para a próxima fase. No primeiro jogo, o time bicolor venceu por 3 a 0.
Apesar da frustração com a eliminação precoce na Copa do Brasil, a diretoria do Paysandu entende que a comissão técnica trabalhou dentro do possível e, diante de um adversário mais estruturado, acabou perdendo a vaga.