O final do Brasileirão mais emocionante dos últimos tempos

O Campeonato Brasileiro de 2020 (que terminou em 2021) vai ficar marcado na história de todos os torcedores, dirigentes e jogadores. Antes de mais nada, um campeonato realizado durante uma pandemia global. No dia oito de agosto, dia em que o campeonato começou, o Brasil registrava 100.543 mortes. Ontem, no dia da última rodada do Brasileirão, o Brasil tem 251.498 mortes. Todavia, tivemos campeonato, e que campeonato.

Disputa do título

Para a última rodada, Flamengo e Internacional chegaram com chances de título. O rubro-negro tinha a missão mais difícil, pois teria que vencer seu maior algoz da temporada, o São Paulo, fora de casa. Já o Colorado recebeu o Corinthians, contudo, dependia do resultado do Morumbi e, principalmente, vencer o seu jogo.

E é claro que o maior protagonista do Brasileirão teria que aparecer nesta disputa de título. Estou falando do VAR. E ele deu as caras no jogo do Beira Rio, para anular um pênalti a favor do Internacional, em um lance que será discutido por muito tempo. Além disso, um gol anulado pelo arbitro de vídeo do mesmo time fez com que os torcedores do Colorado ficassem bem irritados.

Já no jogo entre o Tricolor Paulista e o Rubro-Negro Carioca, o São Paulo saiu na frente com gol de falta de Luciano. Alegria para o Internacional, que só precisava de um golzinho para se sagrar campeão. Já o Flamengo, para não depender do resultado do Beira Rio, precisaria virar o jogo. E começou o segundo tempo no caminho certo, com gol de Bruno Henrique, o Mengão empatava o jogo. Mas se acontecesse o gol do Inter, o Colorado também seria campeão.

E no segundo tempo, o Internacional veio para o tudo ou nada. Amassando o time do Corinthians o tempo todo, buscando o resultado. Enquanto isso o São Paulo desempatava a partida com Pablo (que, aliás, não fazia gol a muito tempo) e deixava o Colorado em situação mais tranquila ainda para fazer o gol e ser campeão.

O grand finale do Brasileirão

Mas o que nos esperava para os últimos minutos ninguém poderia prever. Em SP, parecia que o Flamengo tinha entregado suas possibilidades de título nas mãos do Timão, visto que já não era tão perigoso e nem de longe lembrava o Flamengo das últimas rodadas. Os dois jogos estavam acontecendo ao mesmo tempo, com o mesmo tempo de jogo.

Entretanto, o jogo do Rubro-Negro acabou primeiro, pois um lance chave parou o jogo em Porto Alegre. Edenilson recebeu a bola na área e abriu o placar nos acréscimos, dando o título ao Internacional depois de 41 anos. Isso, claro, se ele não estivesse completamente adiantado. E o bandeirinha viu, e marcou. Ainda deu tempo do Colorado jogar a bola na área e chutar para fora, no último lance do Brasileirão.

Então, mesmo com a derrota, o Clube de Regatas do Flamengo sagrou-se octacampeão (ou hepta, dependendo da sua contagem) e confirmou sua superioridade em questão de ter o melhor elenco do Brasil. Contudo, para muitos, não foi o melhor time da competição, principalmente, por ter assumido a liderança apenas na penúltima rodada. Mas os números não mentem, o Mengão terminou com mais pontos do que todos os seus concorrentes, e fez o necessário para ser campeão.

Libertadores, Sul-Americana e rebaixados

A briga pela última vaga na fase de grupos da Libertadores era entre Fluminense e o próprio São Paulo. E com a vitória em cima do campeão, o Tricolor Paulista garantiu essa última vaga. Entretanto, nem tudo está perdido para o Fluzão, já que se o Palmeiras vencer a Copa do Brasil, o Fluminense iria direto para a fase de grupos também. Um prémio para a maior surpresa deste Campeonato Brasileiro.

Os outros times que estão na Pré-Libertadores são o Grêmio (que também iria direto para a fase de grupos caso vença a Copa do Brasil) e o Santos. Já na Copa Sul-Americana, estão classificados Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino, Ceará, Corinthians, Atlético-GO e Bahia. Este último garantiu sua vaga nesta última rodada, depois de vencer o Santos por 2 x o.

E para encerrar o Brasileirão, temos os quatro rebaixados, que já estavam matematicamente definidos. Botafogo, Coritiba e Goiás já estavam rebaixados, e o Vasco tentava mais do que um milagre, tentava o impossível. Por isso, a última rodada serviu apenas para confirmar o quarto rebaixamento do clube.

Agora, é fim de Brasileirão. Para nós, torcedores, isso significaria esperar até o começo da próxima temporada. Contudo, estamos em uma temporada diferente. Os estaduais já estão batendo na porta, e temos ainda a grande final da Copa do Brasil. Mas, o ano de 2021 para o futebol brasileiro começa agora. Então, feliz 2021!

Foto Destaque: Reprodução/Amanda Perobelli/REUTERS

Eric Filardi
Eric Filardi

Sou Eric Filardi, paulistano de 28 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.

Articles: 1498
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Brasileirão Série B > O final do Brasileirão mais emocionante dos últimos tempos