O primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia

Hoje iremos contar a história do primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia, realizado em 2012. A competição foi realizada na Arena Guarapiranga, em São Paulo, no mês de março e contou com 12 equipes. Em suma, o Corinthians foi o grande campeão do torneio e assim contaremos toda sua trajetória.

O inicio do Campeonato Brasileiro

A ideia da competição foi dada pela CBSB e assim, o Campeão representa o Brasil na Copa Libertadores da América de futebol de areia. Como já foi falado, 12 times fizeram a primeira liga, sendo cinco equipes paulistas, três cariocas, uma mineira, uma pernambucana, uma paraense e um alagoano.

No grupo A, São Paulo, Vasco, Flamengo e Cruzeiro duelam entre si. Já pelo B, Corinthians, Botafogo, Portuguesa e Sport fecharam a chave. E finalizando, pelo C, Santos, Palmeiras, ASA de Arapiraca e Athletico Paranaense disputaram a vaga nas fases finais.

Fase de Grupos

Em primeiro lugar, apenas um clube se classificou para as semifinais da competição, que foi o Cruzeiro, com seis pontos e melhor no saldo de gols. Consequentemente, a Raposa venceu o Tricolor Paulista (7 a 3), perdeu para o Gigante da Colina (4 a 3) e triunfou sobre o Fla (7 a 5).

Por outro lado, no segundo grupo, Botafogo com oito pontos e Corinthians com seis passaram a próxima fase. O Fogão, goleou a Lusa (4 a 0), venceu o Leão do Recife (7 a 3) e somou um ponto, triunfando o Timão na prorrogação (0 a 1). Já o outro Alvinegro, conquistou seus pontos em cima do Sport (9 a 4) e a Portuguesa (7 a 3).

Para finalizar na chave C, comente o Santos saiu classificado com 9 pontos. A equipe Praiana foi superior a todos no seu grupo, passando pelo ASA (5 a 8), o Furacão (6 a 4) e o Verdão (6 a 2). Com isso, a equipe dos Meninos da Vila foram como favoritos nas semifinais.

Semifinais

A Fase final do torneio teve grandes jogos, iniciando por Botafogo e Santos. Contudo, o time paulista se impôs na partida e assim goleou o Fogão pelo placar de 8 a 3 deixando claro que o Peixão era o grande favorito.

Além disso, no outro duelo, o Cruzeiro recebeu o Corinthians, que teve seus dois tempos bem equilibrados. Mas, no terceiro periodo com grande atuação do Goleiro Mão, o Timão fechou o resultado em 6 a 3, fazendo assim, uma final paulista no Brasileirão.

Final, Terceiro Lugar e Premiações

Acima de tudo, a Arena Guarapiranga recebeu um bom número de pessoas para a finalíssima entre os clubes paulistas. O Timão, montou um esquema que anulou o jogo santista e assim venceu por 4 a 1, conquistando o primeiro campeonato Brasileiro.

Vale resaltar, que na briga pelo terceiro lugar o Cabuloso triunfou o Glorioso por 7 a 5. Além disso, houve as premiações, sendo escolhido como Melhor Jogador do torneio, Anderson do Corinthians. Ainda, o Prêmio de melhor goleiro foi para Mão do Timão e a artilharia ficou com Alan do Peixão.

Foto Destaque: Twitter Oficial do Corinthians / @Corinthians

Eric Filardi
Eric Filardi

Sou Eric Filardi, paulistano de 28 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.

Articles: 1498
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Brasileirão Série B > O primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia