O Vasco vai à Campinas, neste domingo (6), enfrentar a Macaca, pela 2ª rodada da Série B. Ponte Preta x Vasco está marcado para às 16h (horário de Brasília), e põe frente à frente duas equipes que vêm somando maus resultados e atuações ruins. Dada as circunstâncias, o jogo promete ser ainda mais difícil que a estreia para o Gigante da Colina.
A Macaca faz uma temporada aquém
Diferente dos últimos anos, a atual temporada da Ponte Preta não vem agradando aos torcedores. O time chega ao jogo contra o Vasco somando apenas uma vitória nos 10 últimos jogos. Aliás, a última vitória da equipe foi no início de maio (5/5), no clássico contra o Guarani, quando venceu por 3 x 1.
Além disso, em termos de competições, a Macaca só reforça o mal momento. Fez um temporada irregular no Paulistão e sequer chegou ao mata-mata. Em seguida, perdeu o troféu do interior, disputado pelos times paulistas, com uma atuação medíocre.
Ainda esse ano, o time dirigido por Fábio Moreno foi eliminado de forma precoce da Copa do Brasil pelo Criciúma, na decisão por pênaltis. A estreia dos paulistas na Série B 2021 foi tão ruim quanto a do Cruz-Maltino. O time perdeu para o Brusque, fora de casa, por 2 x 1, em um jogo de total domínio dos catarinenses.
Como resultado, Fábio Moreno reassumiu o cargo de coordenador e deu lugar para Gilson Kleina, apresentado na sexta-feira (28/5). Kleina chega para sua quinta passagem, com a missão difícil de não só encontrar uma formação ideal para o time, mas também de dar confiança ao elenco, que vem pecando bastante no quesito finalização.
Assim como a equipe vascaína, o time cai muito de produção quando não tem seus principais nomes. O clube se desfez do lateral Apodi, que se transferiu para o Goiás há uma semana. Mas ainda conta com o meia Camilo, ex-Botafogo, e com o atacante Moisés, artilheiro da equipe na temporada com seis gols. Em suma, Gilson Kleina deverá fazer mudanças drásticas na sua reestreia contra o Vasco neste fim de semana.
Lateral Felipe Albuquerque ressalta que elenco está muito motivado para conquistar a primeira vitória no Majestoso. – https://t.co/Qh6cgHecoW pic.twitter.com/iH9XZaYJGh
— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) June 4, 2021
Ponte Preta x Vasco – Quem venceu mais?
Jogando no Moisés Lucarelli, os visitantes mostram um desempenho médio. Em 19 jogos em Campinas, o time da colina venceu quatro jogos e perdeu outros seis, além dos nove empates. Pelo Brasileirão Série B, as equipes já se encontraram quatro vezes, em jogos bastante equilibrados. O Vasco venceu uma partida e empatou outras três. Pelo confronto geral, detalhe para a soberania dos empates. Em 38 jogos, foram 17, além das 14 vitórias Cruz-Maltinas e sete da Macaca.
Vasco encara Ponte Preta neste domingo pelo Brasileirão.
📸 Rafael Ribeiro/Vasco#VascoDaGama pic.twitter.com/wr79m6onU2
— Vasco da Gama (@VascodaGama) June 5, 2021
O time de Marcelo Cabo deve contar com os retornos do meia Marquinhos Gabriel e do zagueiro Leandro Castán, recuperados de lesão na coxa. Vale destacar que a ausência do meia foi crucial para expor a dificuldade de criação do meio-campo vascaíno.
Por outro lado, a dúvida fica por conta de Zeca, o lateral acusou desconforto muscular no meio de semana, após a vitória sobre o Boavista-RJ pela Copa do Brasil. Titular absoluto e peça importante no esquema de jogo, o defensor pode ser substituído por Riquelme, de apenas 18 anos.
Foto destaque: Divulgação/FNV Sports