O Vasco da Gama conquistou a vaga brasileira para a primeira edição da Libertadores de futebol de areia no ano de 2017 e conquistou de maneira invicta. Assim, o torneio foi disputado na Praia do Gonzaga, em Santos. Desse modo, o clube carioca foi soberano, dominou os confrontos e levou os prêmios individuais: melhor goleiro, melhor jogador e artilheiro. Seguindo, clube tem três títulos da competição e o Vitória tem um. Sendo assim, o título só foi conquistado por times do Brasil.
Memória recente
C.R. Vasco da Gama – o 1.° Clube Campeão da Libertadores da América de Futebol de Areia – 2017#MemoVas pic.twitter.com/5Zr6dXorhP— Memória Vascaína (@HenriqueHuebner) January 15, 2021
HISTÓRIA
A primeira edição da Copa Libertadores de futebol de areia estava marcada para acontecer entre 6 e 11 de dezembro de 2016, mas em decorrência do acidente da Chapecoense que vitimou 71 pessoas no dia em 29 de novembro de 2016 na Colômbia, houve o adiamento. Desse modo, a CONMEBOL aceitou o pedido da CBF e o campeonato iniciou só em 2017.
CAMPANHA DO VASCO DA GAMA
Na fase de grupos o time venceu o Reales Miranda, da Venezuela (7 a 1); Hamacas, da Bolívia (8 a 1); o Deportivo Iquique, do Chile (7 a 5); e o Malvin, do Uruguai(11 a 2). Logo após, não tomou conhecimento do Punta Hermosa, do Peru (11 a 1). Assim, o time carioca não teve muitas dificuldades, chegou a final da primeira edição e enfrentou o Rosario Central. Desse modo, na partida o Vascão teve o controle, goleou e conquistou a Libertadores. Além disso, marcou 52 gols no torneio e sofreu apenas 11 tentos.
PRÊMIOS INDIVIDUAIS
O elenco vascaíno foi muito forte e muito entrosado. Assim, isso refletiu dentro de campo e nos prêmios. Desta forma, o melhor jogador da competição foi Mauricinho, o artilheiro foi Bokinha com 12 gols no torneio e o melhor goleiro foi Rafael Padilha. Desse modo, levou todas as honras possíveis.
MOMENTOS DA FINAL – VASCO DA GAMA X ROSARIO CENTRAL
Foto Destaque: Reprodução/Marcello Zambrana/DGW