O jogo Vasco x Operário-PR não é somente a partida de estreia das equipes no Brasileirão Série B 2021, mas também o primeiro jogo entre os clubes na história. O time carioca inicia sua caminhada pelo acesso contra uma equipe modesta de Ponta Grossa, no Paraná. Assim, no próximo sábado (29), às 11h (horário de Brasília), em São Januário, ambos começam a construir a crônica do confronto.
Vasco x Operário-PR
A princípio, o rival do Vasco na 1ª rodada do Brasileirão é uma novidade para o clube. Apelidado de Fantasma, a equipe do interior do Paraná vive circulando entre as séries inferiores do campeonato. Na sua última campanha, ficou em 8º lugar no Brasileirão Série B 2020. O clube também obteve a maior média de pontos do 2° turno. Em 2021, o time de Matheus Costa duela com os cariocas pela primeira vez em jogos oficiais.
Para este ano, a equipe conta com rostos comuns entre os vascaínos, como é o caso do meia Pedro Ken, que jogou no clube entre 2013-2014. Aliás, o clube de Ponta Grossa oficializou neste sábado (22), a chegada do atacante Rodrigo Pimpão até o fim do ano. O jogador, de 33 anos, vestiu a camisa do Alvinegro carioca entre 2009-2010.
O atacante Rodrigo Pimpão agora é do Operário. O atleta foi decisivo no título do Campeonato Alagoano, marcando o primeiro gol na decisão por pênaltis!
Saiba mais em: https://t.co/mOCMEMELsL pic.twitter.com/9BuvrKKQF3
— Operário Ferroviário (@OFECoficial) May 23, 2021
A preparação do Vasco
Neste sábado (22), o time de Marcelo Cabo conquistou a Taça Rio, após vencer o Botafogo na decisão por pênaltis. De modo geral, a final acendeu um alerta para as duas equipes, que disputam a Série B em 2021. Foram dois jogos bem abaixo, embora fosse uma final de pouco apelo.
Em síntese, pelo lado vascaíno, chamou atenção a partida apagada do atacante Germán Cano e do meia Matías Galarza. Vale lembrar que o meia agora é jogador do clube, que já efetivou sua compra. São dois dos jogadores mais importantes do elenco atual. Essa atuação tímida mostrou como a equipe carece de elementos surpresa quando seus principais nomes estiverem abaixo do esperado.
O Vasco vence o Botafogo nos pênaltis e conquista a sua 11º Taça Rio. Depois dessa final, o time deve ter em mente que precisa ampliar suas opções ofensivas. Uma bola parada, jogada ensaiada com certeza fará diferença nessa série B 2021, que promete ser bem difícil. #Vasco pic.twitter.com/AfGOYuSGSx
— Nayra Antunes (@nayraantunes) May 22, 2021
Após a conquista, a comissão técnica deu dois dias de folga para o elenco. Os atletas voltam a treinar na próxima terça-feira (25), antes do jogo contra o Operário-PR. Alguns jogadores, como o zagueiro Leandro Castán e o meia Marquinhos Gabriel, estão com problemas físicos. Por isso, Marcelo Cabo deve esperar o treino para decidir quem jogará contra o Fantasma.
Reforços
Por outro lado, o técnico deverá contar com o volante Bruno Gomes, que foi poupado no último jogo. Além disso, o Vasco também poderá contar com o meia Martín Sarrafiore, recém-contratado. Para isso acontecer, basta que o clube regularize o jogador até o fim de semana.
Em suma, a equipe carioca sabe que deve evitar perder pontos dentro de casa. Decerto, o rival da primeira rodada é um time a considerar, pelo o menos para o treinador Marcelo Cabo.
“É um adversário que vem de uma ascensão muito grande, campeão da Série D e da Série C, chegou a Série B e se estabilizou. Tem um treinador jovem e muito competente. Estamos estudando e analisando. Eles têm números muitos bons nesse início de temporada. É uma equipe muito consistente”, disse o técnico vascaíno.
Foto destaque: Divulgação/Fnv Sports