Na última terça-feira (15), o América-MG bateu o Barcelona de Guayaquil,no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. Assim, o duelo foi muito disputado e teve disputa de pênaltis. Como resultado, o Coelhão está classificado para a fase de grupos a Libertadores. Por outro lado, o Barcelona está fora da competição mais importante do continente. Dessa maneira, confira como foi o jogo entre as equipes.
1° TEMPO
Primeiramente, os donos da casa partiram para cima e dominaram a etapa inicial. A primeira grande chance veio de cobrança de falta pela direita, quando Eric Castillo cobrou direto uma bola que todos esperavam que seria cruzada, exigindo grande defesa de Jaílson. O América teve uma única chance com Wellington Paulista que bateu bem de fora da área e a bola passou muito perto. Os mandantes ainda tiveram mais uma chance com Luca Sosa que parou nas mãos do goleiro americano mais uma vez.
Por fim, com o Barcelona pressionando o tempo todo e o América-MG sem conseguir jogar o jogo foi para o vestiário com placar injusto. Ou seja, apesar da ofensividade dos donos da casa, nada de balançar as redes, 0 x 0 nos primeiros 45 minutos.
Igualados al descanso ⏸️#BSCvsAME 🇪🇨 0-0 🇧🇷#Libertadores #VamosÍdolo ⚫️🟡
— BARCELONA S.C. (@BarcelonaSC) March 16, 2022
2° TEMPO
Na 2ª etapa, o El Coloso voltou na mesma pegada, sem dar tempo para o América respirar. Então, em bom lançamento do campo de defesa, Martínez disputou no corpo com o zagueiro e mandou uma bomba, mas era a noite de Jaílson, que pegou mais uma. Pelo lado dos visitantes, pouca inspiração, restou ao meia Juninho arriscar de fora da área para exigir a boa defesa de Burrai, que apareceu pela primeira vez no jogo. Em resumo, o Barcelona tentou, mas não conseguiu e o Coelho pouco tentou, não teve jeito, 0 x 0 e pênaltis.
Na disputa de pênaltis, cobranças muito bem feitas de lado a lado. Porém, na quarta cobrança, o camisa 6 Leonel Quiñónez bateu forte, mas a noite tinha uma estrela definida, Jaílson, que voou e pegou o pênalti. Nas cobranças decisivas, Damián Díaz bateu de cavadinha e converteu, mas Juninho Valoura não vacilou e marcou também para dar a vaga para o América-MG. Na disputa de pênaltis, 5 x 4 para o Coelhão, que vai jogar sua primeira Liberta.
EM GUAYAQUIL, DEU #COELHÃO DEMAIS!!!!! 🐰💚
VAMOS POR MUITO MAIS, NAÇÃO AMERICANA!!! #CoelhãoNaLiberta#PraCimaDelesCoelho #SomosVolt pic.twitter.com/mg5AQ3NUsN
— América FC (@AmericaFC1912) March 16, 2022
BARCELONA DE GUAYAQUIL X AMÉRICA-MG – E AGORA?
Em resumo, com a eliminação, o Barcelona agora fica com uma vaga na Sul-Americana desse ano. Enquanto o América está na fase de grupos da Libertadores, após classificação nos pênaltis. Assim, no próximo sábado (19), às 22h (horário de Brasília), o time do Equador enfrenta o Mushuc Runa, dessa vez fora de casa, pelo Campeonato Equatoriano. Do outro lado, o América-MG vai enfrentar o Tombense no sábado (19), às 16h30 (horário de Brasília), em casa. Jogo é válido pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro.
MELHORES MOMENTOS – BARCELONA DE GUAYAQUIL X AMÉRICA-MG
Foto destaque: Divulgação / América-MG