Os maiores campeões do Campeonato Brasileiro

Antes de mais nada, o Campeonato Brasileiro 2022 terá início no próximo dia 10 de abril. Dessa forma vamos relembrar os maiores campeões da maior competição nacional do Brasil.

MAIORES CAMPEÕES

Antes de tudo, o ranking dos maiores campeões possui os quatros times grandes de São Paulo dentro do top 5. O maior campeão é o Palmeiras (dez); Santos (oito); Flamengo (sete); Corinthians (sete) ; São Paulo (seis). A saber, o Peixe; Fla e o Tricolor Paulista são os únicos não rebaixados.

RELEMBRANDO OS TÍTULOS DO TOP 5

PALMEIRAS

O primeiro título do Palmeiras foi em 1960 quando o campeonato era conhecido como Taça  Brasil. Já em 1967, o time conquistou dois títulos. Primeiro a Taça Brasil e depois o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Dois ano depois voltou novamente a conquistar o Robertão. A primeira conquista do Verdão, no que hoje chamamos de Campeonato Brasileiro, veio em 1972 e, consequentemente, o segundo no ano seguinte.

Depois o time manteve um jejum de 20 anos, até 1993 na era Parmalat. Em 1994, venceu novamente em disputa final em cima do rival Corinthians. O ênea veio em 2016, o primeiro no formato em pontos corridos e da era Crefisa. Marcou também a despedida de Gabriel Jesus. Por fim, o deca e último título, em 2018, no comando do ídolo da torcida, o técnico Felipão, que chegou no meio do campeonato.

SANTOS

O Santos foi campeão do torneio por cinco anos consecutivos: 1961 comandado por Pelé sendo artilheiro com sete gols; 1962 em cima do Botafogo FR de Garrincha por 5 x o. A partida ficou conhecida como “jogo do século”. Em 1963 foi conquistou o título invicto e com 100% de aproveitamento. No ano de 1964 veio o Tetracampeonato novamente com o Rei como goleador; em 1965 o pentacampeonato foi conquistado com gol do maior jogador de todos os tempos sobre o Vitória. Por fim, consequentemente, foi hexa no Maracanã sobre o Vasco da Gama.

Bem como, depois de 34 anos o Peixe voltou a conquistar o título na nova geração de meninos da vila em 2002 em cima do Corinthians, ambas partidas no Morumbi, com o Santos levando a melhor nos dois jogos. Por último, o octacampeonato em 2004 no formato pontos corridos com 24 times. Além disso é o time com mais gols marcados desde 2003 na história nesse formato,  com 1095.

FLAMENGO

Único time a participar de todas as edições do torneio, o Mengão conquistou o primeiro título em 1980, que teve Zico artilheiro com 21 gols. Por duas vezes consecutivas entre 1982 e 1983 o time novamente venceu o campeonato. Em seguida, depois de nove anos o clube se consagrou campeão em 1992, já sem o Galinho, que havia pendurado as chuteiras. A volta de Adriano Imperador ao futebol brasileiro rendeu mais uma taça, em 2009, ao lado de Petkovic e Zé Roberto. O ano de 2019 foi avassalador para o Flamengo, campeão com o maior número de pontos (90). Por último veio o Brasileirão 2020 conquistado na última rodada após tropeço do Internacional.

CORINTHIANS

Bem como, o primeiro título do Timão veio na década de 90, em 1990. Neto, um dos jogadores daquele campeonato foi artilheiro com nove gols. O Corinthians conquistou o bicampeonato em 1999 e dominou a competição com o atacante Luizão marcando 21 vezes. Na era pontos corridos com 81 pontos, em 2005, uma das vitórias marcantes foi sobre o Santos por 7 x 1. Comandado pelo técnico, Tite foi pentacampeão em 2011. Além disso, o jogo decisivo foi contra o rival Palmeiras. Após retorno do treinador, em 2014, o time voltou a levantar taça de campeão em 2015. Por fim, o último triunfo foi em 2017, onde historicamente terminou o primeiro turno invicto.

SÃO PAULO

O Tricolor Paulista foi campeão pela primeira vez, em 1977, ao qual conquistou em cima do Atlético-MG, que era favorito ao título no Mineirão. Em seguida, nove anos depois, conquistava o bicampeonato curiosamente no aniversário de 31 anos. Bem como, em 1991, no comando do técnico Telê Santana, o São Paulo era tetracampeão do Brasileirão. Ademais, os últimos três vieram consecutivamente em 2006, quando liderou 28 rodadas; 2007 veio a conquista do pentacampeonato com quatro rodadas de antecedência e, por último em 2008, onde chegou a ter estatística de 1% de chances de sucesso.

Foto destaque: Divulgação/ Site CBF

Eric Filardi
Eric Filardi

Sou Eric Filardi, paulistano de 28 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.

Articles: 1498
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Brasileirão Série B > Os maiores campeões do Campeonato Brasileiro