Nesta última segunda-feira (15), a SAF do América-MG anunciou o retorno de Alexandre Mattos. Após passagens por importantes clubes do Brasil, o dirigente chega para assumir uma posição que, em tese, será um pouco diferente da qual ele está habituado.
Após a queda para a segundona, no ano passado, o Coelho passa por mudanças. Marcos Salum, presidente da SAF, reestruturou o elenco e trouxe ao comando técnico o jovem Cauan de Almeida.
Além de negociar com nomes caros do elenco, como Emmanuel Martínez e Gonzalo Mastriani, o clube mineiro passou a investir mais na formação de um time jovem, com atletas das categorias de base. Agora, com Mattos, a expectativa é de um olhar especial para a garotada.
Alexandre Mattos no América-MG: o que vai mudar nos bastidores do Coelho?
O dirigente Alexandre Mattos está de volta ao América-MG. Após passagens por clubes como Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro e Athletico-PR, ele retorna ao clube que o revelou para o cenário nacional do futebol. Seu contrato é válido até dezembro de 2024.
Nesta temporada, Mattos teve uma breve passagem pelo Vasco, mas sem sucesso. A relação conturbada com a SAF da 777 Partners afastou o dirigente do dia-a-dia do clube, que também vive um processo de reestruturação administrativa.
Agora, no Coelho, o executivo de futebol irá trabalhar na direção ao lado do atual diretor, Fred Cascardo. Mesmo assim, a tendência é de que Mattos esteja apenas abaixo de Marcos Salum na gestão do clube, segundo informou o Itatiaia. O dirigente já está em Belo Horizonte (MG), onde chegou nesta terça (16).
Novo Executivo de Futebol do América Futebol Clube, Alexandre Mattos esteve no CT Lanna Drumond na manhã desta terça-feira (14).
Ao lado do Presidente da SAF, Marcus Salum, do membro do Conselho de Administração da SAF, Euler Araújo e do Diretor de Futebol, Fred Cascardo,… pic.twitter.com/NN3o3GVLIK
— América FC (@AmericaFC1912) April 16, 2024
Como será o projeto do América-MG em 2024?
O América-MG trabalha para cortar gastos e manter a saúde financeira na temporada de 2024. Com a redução de receitas após a queda, o clube investe nas categorias de base, que vêm apresentando bons resultados.
Mattos, conhecido no meio do futebol como um homem forte de negócios, deve trabalhar a valorização dos jovens atletas do clube dentro do mercado internacional, assim como fez no Furacão.
Antes de deixar o Athletico-PR, Alexandre Mattos foi o responsável pela venda de Vitor Roque ao Barcelona. O jovem atacante chegou à Catalunha por 74 milhões de euros (R$414 milhões), e o Furacão ainda mantém 20% dos seus direitos econômicos para próximas negociações.